Desafios em Cirurgia Vítreo-retiniana

(webinar em Português)

Quarta-Feira 19/10/2022


A vitrectomia, com apenas 50 anos tornou-se essencial na oftalmologia, pelos dados da literatura e nossa vivência de 40 anos. Desafios seguem no tratamento do descolamento de retina, PVR, RDP e maculopatias; nos novos instrumentos como vitreofagos, sondas, pinças, iluminação intra-ocular e calibres; na visualização per-operatoria analógica versus a Digital 3D com OCT intra-operatorio; e no seu uso para tratamento de doenças de grande impacto e prevalência com o uso de implantes de liberação lenta, de terapia genica e de células tronco. 

Dr Marcos Avila (Brasil)

Moderadora CBO: Dra. Wilma Lelis Barboza (Brasil)

Coordenadora PAAO: Dra. Helena Filipe (Portugal)

Organizado em conjunto com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)


PANELISTA

image

Marcos Avila MD (Brasil)

Prof. Dr. Marcos Ávila obteve sua graduação em medicina pela Universidade Federal de Uberlândia, Brasil, e, após a residência médica no Hospital da Lagoa no Rio de Janeiro, cursou por 5 anos o fellowship em doenças vítreo retinianas na Harvard Medical School e Retina Foundation em Boston, Estados Unidos. Defendeu tese de Doutorado na UFMG. É, nacional e internacionalmente, conhecido por seu trabalho acadêmico, social , de educador e pelas pesquisas científicas na área de clínica e cirurgia de retina, em seus mais de 30 anos de trabalho. É Professor Titular de Oftalmologia da Universidade Federal de Goiás, Professor Orientador da UnB e Presidente do Centro Brasileiro da Visão, em Brasília e do Centro Brasileiro de Cirurgia de Olhos, em Goiânia, classificados entre os maiores hospitais oftalmológicos da América Latina. Sob sua orientação, mais de 400 médicos concluíram a pós-graduação (lato sensu, em residência médica e fellowship) e stricto sensu (mestrado e doutorado). Foi presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo e mantém-se ativo como membro da Academia Americana de Oftalmologia (AAO), da Academia Pan-Americana de Oftalmologia (PAAO), Sociedade Americana de Especialistas em Retina (ASRS), dentre outras sociedades médicas nacionais e internacionais. Também serviu como membro do conselho diretor da PAAO e da ASRS.

MODERADORA

image

Wilma Lelis Barboza MD PhD (Brazil)

- Moderadora












After the live webinar, you will need to log into your CampusPAAO account and register for the webinar to be able to see the recordings. Please note that zoom registrations do not transfer to CampusPAAO. /
Después del webinar en vivo, tendrá que acceder a su cuenta de CampusPAAO y registrarse en el webinar para poder ver las grabaciones. Tenga en cuenta que las inscripciones de Zoom no se transfieren a CampusPAAO. /
Após o webinar ao vivo, você precisará entrar em sua conta CampusPAAO e registrar-se para o webinar para poder ver as gravações. Observe que os registros de Zoom não são transferidos para o CampusPAAO.